quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Jogos Digitais

Resumo do seminário

Inicialmente a equipe mostrou aspectos históricos e de como evoluiram os jogos. Desde a antiguidade os jogos eram usados como uma forma das pessoas interagirem e se entreterem. Atualmente, a forma mais usada de jogos é por meio digital ou eletrônico, através dos video games. Por definição, um jogo digital é um termo genérico que se refere a jogos projetados para serem usados em um computador, console ou outro dispositivo eletrônico. Na pesquisa histórica realizada pela equipe, foi citado o primeiro jogo eletrônico, denominado Tennis for two , que foi criado em 1958, e um dos jogos de maior sucesso o Space War, desenvolvido em 1961. Ao longo das décadas as tecnologias foram sendo desenvolvidase os jogos foram acompanhando esse tendência, tornando-se cada vez mais realísticos e atraentes. É notável a evolução da qualidade
dos jogos desde a primeira geração de consoles caracterizada pelo video game Odyssey 100, em 1972 até as mais recentes plataformasde jogos como o Play Station 3 e Nitendo Wii.

Uma importante diferenciação entre as definições de jogo e brincadeira foi apresentada pela equipe. Foi dito que a Brincadeira émais relacionada a questão de distrair e entreter sem necesseriamente haver um vencedor e um perdedor. Enquanto que em um Jogo há sempre uma disputa que visa diferenciar o vencedor e o perdedor. Foi ainda apresentado a seguinte classificação dos jogos digitais:
  • Simulação
  • Quebra-cabeça
  • Brinquedo
  • Educacional
  • Ação
  • Aventura
  • Estratégia

Foi dada ênfase nos jgoso educacionais e no uso do computador na educação. A utilização do computador deu-se início a partir do rompimento com o paradigma tradicional de educação e o surgimento do construcionismo. Quanto aos jogos digitais, foi definido que estes são ferramentas educativas eficientes pois divertem e motivam os alunos. Neste contexto de educação com jogos, o professor assume um papel de mediador do processo, selecionando os programas adequados com a prática pedagógica e orientando os alunos quanto a utilização destes. O grande desafio do professor está em conduzir a aula de forma que a atenção do aluno não seja desviada somente para a competição.

Foi mostrada uma série de benefícios e malefícios no uso de jogos digitais. Algumas benefícios são: Efeito motivador, facilidade de aprendizado, desenvolvimento de habilidades cognitvas, aprendizado por descoberta, socializaçãoentre outros. E os principais malefícios: Tempo excessivo dedicado aos jogos fazendo com que os jogadores abandonem outras tarefas e os jogos podem criar pessoas com fobia social.

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