quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Educação à distância

Resumo do seminário

Inicialmente, foi aprensentada uma definição de educação à distância que a caracterizava como um processo de ensino-aprendizagem onde professores e alunos não se encontram necessariamente no mesmo espaço físico. Nesse aspecto as tecnologias de informação e comunicação são de fundamental importância dentro do ensino à distância, pois permitem que o processo educacional se desenvolva ainda que os professores e alunos estejam separados e de maneira assíncrona.
Neste sentido as TICs permitem que os professores e alunos fiquem interligados, em comunicação síncrona ou não, através de uma grande variedade de mídias. Entre elas: Internet, correio, rádio, TV, telefone etc.

Quanto a história da EAD no mundo, ficou claro que essa modalidade de educação é conhecida desde o século XIX, ainda de forma experimental. Contudo, apenas nas últimas décadas é que tal forma de ensino passou a ser pesquisada pela comunidade pedagógica. A EAD surgiu da necessidade de preparar profissionalmente as pessoas que não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial. Ou seja, a EAD surgiu como uma alternativa à forma de educação tradicional.
A equipe apresentou uma divisão em 3 gerações do desenvolvimento da EAD conforme os recursos tecnológicos disponíveis em cada época.
Primeira geração: ensino por correspondência que foi iniciado no século XX.
Segunda Geração: a teleducação/tele-cursos, que utilizavam recursos de rádio e TV. Neste período a comunicação síncrona foi predominante.
Terceira Geração: ambientes interativos, caracterizada pela forma de comunicação assíncrona. Nesta geração é marcante o uso da Internet, e de uma série de ferramentas como blogs, wiki, chat e fóruns.

No tocante ao ensino a distância no Brasil, há uma série de ações políticas que visão incentivar esta modalidade de educação. Em 1996, foi criada a Secretaria de Educação à Distância - SEED. Entre suas primeiras ações estão a criação do Programa Nacional de Informática na Educação - Proinfo cujo objetivo é a instalação de laboratórios de informática nas escolas públicas urbanas e rurais de ensino básico de todo o Brasil. A Universidade Aberta do Brasil é outra iniciativa do governo federal no âmbito da educação à distância. Este programa foi criado pelo MEC em 2005 e possui como objetivo inicial a capacitação de professores da educação básica. Este sistema é formado por instituições públicas de ensino superior.

Dentre as principais vantagens para o aluno que participa de um processo de educação à distância está a possibilidade de escolher o momento mais adequado para estudar, bem como a de seguir seu próprio rítmo de estudos. Além disso, existe a comodidade para professores e alunos, uma vez que a comunicação se dá através de e-mails, chat, fóruns etc.
Foram apresentadas uma série de vantagens e desvantgens no uso dessa nova modalidade de ensino, algumas vantagens são:
  1. Permite atender a um público muito maior.
  2. Gestão flexível de tempo.
  3. Autonomia na aprendizagem.
  4. Forneçe maior disponibilidade e ritmos de estudo diferenciados.

Algumas desvantagens:
  1. Resistência quanto a aceitação desse novo paradigma.
  2. Necessidade de equipamento tecnológico adequado para o bom funcionamento do processo ensino-aprendizagem.
  3. A relação professor-aluno tende a ficar impessoal, criando um distânciamento entre os mesmo.
Uma questão inerente à modalidade de educação à distância é quanto à validade do diploma/certificado obtido nesses programas. Por uma lei federal de 2005, os formados em cursos de graduação terão direito a diploma equivalente ao dos cursos de graduação presencial.

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