O grande objetivo da informática educativa consiste em utilizar o computador como instrumento de aprendizagem, utilizando-o em atividades intelectuais e cognitivas. O professor deve se comportar não apenas como um transmissor de conteúdo, mas como um facilitador da aprendizagem e da troca de conhecimentos com os alunos.
A equipe ainda discutiu as necessidades para a inserção da informática educativa nas escolas, levantando alguns tópicos como a realização de um plano pedagógico, discutir a utilização com professores/alunos. Segundo Piaget, a informática pode ajudar no processo educativo, inclusive para as crianças, tornando o processo educativo das mesmas mais interativo.
A equipe discutiu ainda o conceito de acessibilidade, que é facilidade de acesso a todos em todos os contextos.Um exemplo de um ambiente muito acessível a todos, é a Web. As informações contidas na Web podem ser acessadas por qualquer pessoa, em qualquer lugar, basta apenas que se tenha acesso à internet.
A equipe discutiu a acessibilidade para portadores de deficiência, e abordou sobre o uso de tecnologias assistivas que que criam mecanismos de acesso a determinadas funcionalidades para pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida, de modo a oferecer independência, qualidade de vida e autonomia.
Citou ainda alguns softwares e hardwares de acessibilidade, como o HeadMouse que possibilita movimentar o cursor do mouse através de movimentos com a cabeça, e ainda roller mouse e switch mouse como hardwares de acessibilidade.
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