"A figura acima sintetiza o modelo instrucionista de ensino mediado pelo computador. Em um primeiro momento, o computador é provido das informações que serão ministradas ao aluno. O processo de transmissão de conteúdos programados se perpetua quando um aluno faz uso do computador e, através dele, recebe o “pacote de informações” previamente programado. O aluno é o espectador para um volume de conhecimentos pré-determinados, pois, na maioria dos softwares , a interação existente entre o discente e o computador limita-se ao fornecimento de respostas a exercícios e a avanços ou retrocessos no conteúdo. Notadamente, um modelo unidirecional, individual e não colaborativo...."
A máquina de ensinar proposta por Skinner funciona de maneira similuar a que está exposta na figura acima. Um conjunto de perguntas é fornecido ao aluno de forma que ele possa respondê-las e imediatamente verificar se sua resposta está ou não correta. Nessa forma de ensino o aluno vai sendo aprendendo o conteúdo da disciplina de maneira individual, nã0-colaborativa ou isolada. Tal aprendizado se torna extremamente superficial uma vez que não permite ao aluno desenvolver e discutir suas idéias com o professor e os outros alunos. O aluno fica "programado" para dar respostas rápidas à perguntas simples. O que ocorre com o uso de tal sistema educativo é uma forma de "adestramento" do aluno, que não tem o seu raciocínio crítico desenvolvido adequadamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário