O computador está se tornando um instrumento, quase que obrigatório em todos os setores da sociedade. Hoje em dia, muitos jovens e crianças estudantes dedicam o seu tempo utilizando o computador como instrumento de entretenimento, se divertindo com jogos digitais por exemplo. Eles costumam a passar mais tempo no computador do que em qualquer outra atividade. Motivados pela presença constante das tecnologias, o que se deseja hoje é uma mudança no paradigma da educação, utilizando a tecnologia como ferramenta do processo de aprendizagem. Mas é necessário ser crítico e cuidadoso, pois só a tecnologia não é capaz de garantir essa mudança.
É necessário que sejam exploradas novas tecnologias que viabilizem o processo ensino/aprendizagem. As tecnologias, quando bem utilizadas, provocam alterações no comportamento dos professores e alunos, levando-os ao melhor conhecimento e maior aprofundamento do conteúdo estudado. Mas é necessário saber utilizar a tecnologia de forma correta, incorporá-las ao ensino dos alunos pedagogicamente, respeitando as especificidades do ensino e da própria tecnologia. A convivência do aluno com a inovação os estimula a se tornarem também, futuramente, criadores de novas tecnologias.
A utilização de jogos educacionais no ensino é fundamental a criatividade e o interesse de professores e alunos. O professor precisa planejar em que momentos durante a aula o jogo deve ser utilizado como recurso pedagógico. As tecnologias digitais, como instrumento mediador do processo de ensino/aprendizagem tornam-se relevante, pois os alunos se envolvem com as atividades também chamadas de jogos educacionais e encontram significado para sua aprendizagem.
Os jogos educativos digitais baseiam-se no interesse que os aprendizes têm em jogar e em brincar, dessa forma o jogo se torna uma importante ferramenta para o ensino e aprendizagem. Os jogos educativos digitais apresentam um conteúdo a ser aprendido e atividades práticas com objetivos educacionais baseados no lazer e diversão. Os jogos educacionais aumentam a possibilidade de aprendizagem, pois os aprendizes se envolvem na trama do jogo, fazendo o possível para vencer determinados desafios, em conseqüência, aprendem os conteúdos inseridos no jogo. Além disso, auxiliam na construção da autoconfiança, conforme citado no artigo Atividades Digitais: seu uso para o desenvolvimento de habilidades cognitivas.
Falkembach(Concepção e desenvolvimento de material educativo
digital, 2005) afirmou "os jogos educativos desenvolvidos com os recursos da multimídia permitem a interação, estimulam, envolvem e capturam, de maneira lúdica
digital, 2005) afirmou "os jogos educativos desenvolvidos com os recursos da multimídia permitem a interação, estimulam, envolvem e capturam, de maneira lúdica
e prazerosa, a atenção da criança por maior intervalo de tempo. São elaborados para divertir os alunos e aumentar a chance na aprendizagem de conceitos, conteúdos e habilidades embutidos no jogo". Seguindo esse raciocínio, os jogos são capazes de despertar o interesse dos alunos em aprender, tornando possível o processo de adquirir conhecimento e de se divertir ao mesmo tempo.
A seguir, apresentamos uma aplicação que auxilia no processo de ensino/aprendizagem. Ela permite ao aluno identificar as formas geométricas, as cores, o tamanho, a espessura, dentre outras características. Essa aplicação traz o conceito de agentes pedagógicos que são recursos que acompanham os alunos nas atividades propostas na aplicação. A tela de apresentação apresentada a seguir mostra o conjunto de agentes que o aluno pode escolher para ajudá-lo.
As atividades que a aplicação propõem aos usuários são:
a) Identificação de formas. A ferramenta exibe as formas geométricas e solicita aos alunos para clicar sobre determinada figura;
b) É solicitado que a criança pinte uma figura com uma determinada cor;
c) Distinguir além da forma se as figuras são finas ou grossas, pequenas ou grandes;
d) Exige que o aluno reconheça na figura do lado direito as formas correspondentes às figuras da esquerda;
f) Permitir que a criança escolha segundo sua vontade, a cor, a forma, o
tamanho, a espessura. Ao terminar a escolha são mostradas diversas figuras e ela precisa
reconhecer a figura correspondente às características escolhidas;
Desta forma, os jogos são ferramentas valiosas para aprendizagem. Neste sentido o jogo computadorizado, ou seja, o jogo digital é uma modalidade que se presta muito para este processo, uma vez que os alunos, na sua maioria, utilizam o computador como entretenimento (jogos, Internet, desenhos) e, muitas vezes ocupam a maior parte de seu dia nos computadores do que em outras atividades. Por conseguinte, utilizar os jogos educativos digitais, como instrumento mediador do processo de ensino e aprendizagem torna-se importante, pois os alunos encontram significado para sua aprendizagem, eles
se envolvem emocionalmente com os jogos. Os professores podem dispor de jogos educativos digitais via Internet ou por meio dos objetos educacionais disponíveis como recurso didático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário