sábado, 28 de agosto de 2010

Jogos utilizados como 'prática' em aulas

Bom, quem estuda pedagogia já deve ter se deparado com assuntos como: "A utilização de jogos pode ajudar o aprendizado dos alunos?".
Eu acredito que é uma ótima experiência para os alunos aprender enquanto brincam. Na verdade, acho que vale não só para alunos, mas também para crianças em geral. Elas parecem interessar-se mais.


Em algumas escolas que eu conheço, os professores tentam trazer para a aula esse tipo de material, tanto para distração e fuga de rotina, como para realmente incitar o aprendizado dos alunos. Minha mãe mesmo chegou a preparar um "dominó de matemática" para jogar com os alunos dela. Em outra oportunidade ela levou para sala palavras cruzadas sobre o assunto da matéria de História (tipo as da coquetel).


Até mesmo universidades mundo afora estão adotando essa prática. Não que elas já não adotassem, mas dada a fama dos jogos e das universidades envolvidas, elas estão em alta na mídia ultimamente. Por exemplo, a Universidade da Flórida, EUA, que adotou o game "Starcraft II" da produtora Blizzard (que, diga-se de passagem, é dona de outros títulos superfamosos, como "World of Warcraft", "Diablo", é de propriedade da Vivendi, que inclusive é dona da super-aclamada GVT, olha que mundo pequeno =D).
O jogo de estratégia em tempo real é utilizado como complemento dos cursos que envolvem administração. Segue o link da matéria do G1 onde eu li sobre o assunto:


Enfim, postei esse texto aqui no blog pra ver se alguém tem algo a comentar sobre essas práticas em sala de aula. Se quiserem, deixem suas opiniões nos comentários.
É uma boa forma de expandir os horizontes =D.


Abraços \o/



Quando nada é certo, tudo é possível".
Margaret Drabble

Nenhum comentário:

Postar um comentário