terça-feira, 31 de agosto de 2010

Água em pó!?!?

Pois é, inventaram a água em pó!! =D

Calma, eu explico. Parece que é apenas uma "gambiarra" que os cientistas fizeram para obter uma substância composta por 95% de água mas que mesmo assim é seca.

Reproduzindo o texto que eu li no Gizmodo BR falando sobre isso:
Não me pergunte que tipo de magia negra os cientistas usaram, mas eles criaram água em pó. Bem, na verdade eles a inventaram já em 1968, mas recentemente a redescobriram e, desta vez, encontraram uma utilidade real para ela.
Primeiro, como assim água seca? O pesquisador Ben Carter, Ph.D., explica:
[Ela é] conhecida como "água em pó" porque consiste em 95% água e mesmo assim é um pó seco. Cada partícula do pó contém uma gotícula de água rodeada por sílica modificada, a substância que compõe a areia da praia. A cobertura de sílica previne que as gotículas de água se combinem e formem um líquido. O resultado é um pó fino que absorve gases, que se combinam quimicamente com as moléculas de água para formar o que os químicos chamam de hidrato.
Mas para que ela serve? Aparentemente, estes grãos finos de água são ótimos para absorver dióxido de carbono, que se você não sabia contribui para o aquecimento global.
Também há outros possíveis usos para a água em pó, como acelerar reações químicas e fornecer uma maneira mais segura para transportar e armazenar produtos químicos perigosos. O que é bom, mas só acho impressionante que posso dizer "água seca" sem ser contraditório. Agora eu quero nadar em água em pó. [Science Daily]
Muito só então pra esse povo, auhehueauheauh.



"Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo"
Mark Twain|

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Questionamentos

1) O que é um blog?
Na minha concepção, um blog é mais um meio para que as pessoas expressem suas opniões e acompanhem as opniões dos outros a partir do que foi postado. Mais um meio para que haja mais interação entre as pessoas afim de que elas expressem assuntos de seus interesses, troquem informações, modificando dessa forma a maneira de se relacionarem. Uma definição mais formal para blog: é uma página web atualizada freqüentemente. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrange uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.
Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web: você escreve sempre que tiver vontade e todos que visitam seu blog tem acesso ao que você escreveu \o/.

2) O que é um microblogging?
Pesquisei na internet o que necessariamente seria um Microblog, segundo a Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Microblogging, microblogging é uma forma de blog com publicações menores, algo em torno de 200 caracteres.Esses textos podem ser enviados por SMS, email, pela web...E o serviço de microblogging mais conhecido é o Twitter.

3)Qual a relevância de um blog na sua concepção?
A sua relevância é evidente no sentido de prover um ambiente de interação entre as pessoas e possibilitar a troca de informações.

4)Apresente aspectos positivos e negativos em seu uso.
Como o blog pode ser utilizado como um diário pessoal, qualquer pessoa na rede pode acessar o seu blog e ler o que você postou. Se você posta seu telefone celular, seu endereço, dentre outras informações pessoais, isso permite que outras pessoas,que você pode nem conhecê-las, saibam sobre a sua vida pessoal. O que é um risco à sua segurança. Por isso, evite postagens sobre seus assuntos pessoais!!!
E algumas vantagens são que você pode postar assuntos de seu interesse, trocar informações, interagir com outras pessoas :-).

5)Que dificuldades vocês sentiram ao criar o seu blog?
Além de encontrar um nome legal para o blog, postar assuntos interessantes, fazer com que as pessoas comentem suas postagens e que suas postagens possam contribuir para o conhecimento delas são desafios.

Blogs. O quê? Por quê? Pra quê?

O que é um blog?
Um blog é um site em que é possível adicionar conteúdo no formato de artigos ("Posts") sobre uma determinada temática que é proposta pelo criador do blog. As temáticas são diversas, desde política e arte, até humor e cotidiano. Um blog pode ter vários autores, os quais tem a prerrogativa de criar novas postagens. O blog também permite que que sejam feitos comentários nos "posts" permitindo a interação com os usuários/visitantes.
Em um blog é possível adicionar textos, imagens, links e outros documentos.

O que é um microblog ?
É uma forma de blog que permite aos usuários fazerem atualizações breves de texto. Atualmente, o Twitter é a forma de microblog mais popular.

Qual a relevância de um blog?
Acredito que a relevância de um blog é extremente dependente dos interesses de cada um dos visitantes. A relevância daquilo que é escrito depende muito dos interesses do visitante, mas não se restringe a isso. É óbvio, que a qualidade do material que é colocado nos "posts" também é definidor da qualidade e relevância do material.

Os aspectos positivos e negativos em seu uso?
Creio que o aspecto mais positivos de um blog é a possibilidade de acesso a conteúdo ou informação e a possibilidade de fazer comentários e interagir com outros visitantes e o própio autor. O blog é um veículo para troca de pensamentos/idéias entre pessoas que possuem um interesse comum.
Em termos de aspectos negativos, creio que o blog, principalmente o de temática mais pessoal, seja uma forma de exposição exagerada

É muito importante lembrar que nem tudo que está escrito é verdade. Muito do que é colocado na internet, em particular nos blogs, são histórias inventadas ou imprecisas. Ou seja, não podemos usá-los como uma fonte muito confiável de informação. Este tipo de liberdade pode fazer com que mentiras sejam espalhadas rapidamente, de maneira massiva, e prejudicar muitas pessoas.

Quais as dificuldades ao criar o blog?

Não existiram muitas dificuldades. A criação de um blog é bem simples. Creio que o aspecto mais desafiador é encontrar material adequado e de qualidade para publicar e atrair a atenção de visitantes.

Música Francófona

Pra quem não conheçe ou quer conheçer um pouco mais de música em francês. Aqui vai uma dica. O projeto é chamado Coeur de Pirate, e a cantora é a Béatrice Martin, uma canadense como uma voz linda, suave, delicada...
Podem considerar a música dela um tanto "teen", e realmente eu concordo. Mas nada disso tira a beleza da música e da sua voz.
Aqui vai a primeira música que ouví dela.




Mais informações sobre Coeur de Pirate:
http://en.wikipedia.org/wiki/C%C5%93ur_de_pirate

Matando a família de vergonha...

Acabei de ver uma piada bem legal num dos blogs que eu frequento e vou compartilhar ela aqui com vocês.

Um estudante Árabe envia um email pro seu pai dizendo:
Pai 
Berlin é linda, as pessoas são muito boas e eu gosto muito daqui, mas pai, eu estou um pouco envergonhado ao chegar na universidade com meu Ferrari 599GTB de ouro puro enquanto meus professores e muitos dos meus amigos estudantes vão pra escola de trem.
Seu filho, Nasser

No dia seguinte Nasser recebe a resposta de seu e-mail do pai:
Meu caro e amado filho, transferi vinte milhões de dólares americanos para sua conta.
Pare de nos envergonhar. Vá e compre um trem pra você também.
Com amor, seu pai

Tá, nem é tão engraçada assim, mas eu ri pacas! =D

Abraços \o/


"Quem habita este planeta não é o Homem, mas os homens. A pluralidade é a lei da Terra"
Hannah Arendt

O aprendizado através de jogos para computador

O aprendizado através de jogos para computador: por uma escola mais divertida e mais eficiente

* Wanderley Wang

Enquanto os professores, hoje, reclamam que não conseguem manter a atenção de seus alunos, e que estes não mostram tanto interesse pelas aulas como as crianças de antigamente, os jogos de videogame e de computador estão cada vez mais atrativos e populares, algumas vezes até de forma extremada. É inegável que a geração de crianças nascidas nesta era da tecnologia é diferente das anteriores, e as escolas precisam se adequar a este novo perfil de público. Como seria bom se o interesse dos jovens por jogos pudesse ser canalizado para os estudos. Será então que os jogos não poderiam ser instrumentos poderosos para o aprendizado, revolucionando a forma como o ensino é ministrado?

Introdução

A idéia de usar jogos como ferramenta principal de aprendizado continua muito controvertida e, ao mesmo tempo, muito desconhecida.

Projetos e estudos sobre o uso de jogos de aprendizagem [PROJ], conduzidos por pesquisadores de instituições respeitadas como Harvard, MIT (Massachusetts Institute of Technology), Georgia Tech, Universidade de Wisconsin-Madison, Carnegie Mellon, Oxford, Universidade de Copenhagen e outras, e também de numerosas companhias privadas e laboratórios de pesquisa, estão dando legitimidade ao assunto e apontam os jogos de aprendizagem como tendo grande potencial para atingir a geração atual de "nativos digitais", ou seja, todos aqueles já acostumados com vídeo games, e-mail, chat, telefones celulares e outras tecnologias interativas. [GAMEPLAN].

Por outro lado, enquanto cada vez mais crianças jogam vídeo games e jogos em computador e via Internet, as escolas com ensino tradicional enfrentam diversos problemas. Uma das causas apontadas para a dificuldade de aprendizado é o fato de que a escola não “fala” a linguagem dos alunos, cujas vidas estão centradas na tecnologia. De fato, os alunos atuais mudaram de perfil, não só em termos de bagagem de habilidades em ferramentas tecnológicas, que já possuem quando entram nas escolas, mas também em termos de bagagem contextual. Basta observar que grande parte das crianças com 4 ou 5 anos já assistiu a mais de 5 mil horas de televisão, obtendo informações sobre os mais variados assuntos.

A maioria dos professores não está preparada para esta nova realidade, e a forma tradicional de transmissão do conhecimento encontra dificuldades para atingir seus objetivos. Até mesmo aqueles estudantes com altas notas em áreas como física e biologia encontram dificuldade para aplicar seus conhecimentos de sala de aula para resolver problemas práticos da vida real.

Da mesma forma como a disseminação do uso de computadores é algo relativamente recente, o uso de jogos na educação também ainda está em seus primórdios, mas já apresenta grandes potencialidades. Uma educação baseada nos jogos de computador pode gerar uma mudança drástica nos mecanismos educacionais, ou, no mínimo, ser um ferramental de grande importância para os educadores. O grande apelo dos jogos de computador é o envolvimento pessoal que os estudantes têm nas tarefas que aparecem nas telas. Além de possibilitar um aprendizado bastante divertido.


Achei muito interessante esse artigo, quem quiser ler o artigo completo pode clicar no link abaixo.

http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/artigo479.shtml

Tô ficando atoladinha... (by Tom Zé)

Sensacional entrevista do cantor e compositor Tom Zé, conhecido pela sua irreverência e música pouco ortodoxa, dada no Programa do Jô há alguns anos. É no mínimo hilário.

domingo, 29 de agosto de 2010

Comunidades Virtuais =)

Na tentativa de expressar livremente suas idéias, desejos, sonhos e conhecimento, as pessoas participam cada vez mais de comunidades virtuais, espaços cibernéticos que possibilitam trocas de informações, experiência, amizades e laços afetivos entre os membros dessa comunidade. O ciberespaço pode ser um ambiente para partilhar experiências, sem se limitar a um espaço geográfico, ultrapassando a territorialiadade ;) 


As tecnologias da informação e da comunicação vêm modificando a realidade de muitas pessoas, a forma como elas se relacionam, o conhecimento que elas acumulam, as experiências que elas compartilham, tudo isso através das redes que se formam. Onde a distribuição do conhecimento não é “Um-Todos”, mas sim ”Todos-Todos”. Na rede todos os podem mandar e receber informações, não há a idéia de um nó central que manda e todos os outros só podem receber. Essa abordagem muito vantajosa, tem modificado a forma de se relacionar das pessoas. Dessa forma, a formação do conhecimento de cada um será uma produção coletiva, na qual o conhecimento é construindo através da navegação pelos nós da rede.

Pegadas na Areia

Nessa época de eleições a cidade fica extremamente poluída com papeizinhos de candidatos espalhados pelo chão em via pública. A primeira coisa que eu faço é jogar o papel no lixo mais próximo. Eu acho isso uma falta de respeito com os cidadãos da cidade, e é critério de descarte pra mim ver "santinhos" espalhados pelo chão de candidato fulanim na hora de decidir meu voto.

Entretanto, certa vez, antes de jogar eu dei uma lida rápida no que estava escrito no santinho, pensando que iria encontrar pencas de mentiras propostas mentirosas e outras firulas mais. O que encontrei lá foi, na verdade, um texto que eu achei extremamente interessante, com uma mensagem que todos deveriam levar consigo, e gostaria de dividir aqui com vocês.

Pegadas na Areia
(Autor desconhecido)
"Uma noite eu tive um sonho. Sonhei que estava andando na praia com o Senhor, e através do céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia; Um era meu e o outro era do Senhor. Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da vida, havia apenas um par de pegadas na areia. Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver.
Isso aborreceu-me deveras, e perguntei ao Senhor: 'Senhor, Tu me dissestes que, se eu resolvesse Te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o meu caminho. Notei, porém, que durante as maiores tribulações do meu viver, na areia, havia apenas um par de pegadas: Não compreendi. Tu me deixastes?'
O Senhor respondeu: 'Meu precioso filho. Eu te amo, e jamais te deixaria nas horas de tua provação e de teu sofrimento. Quando vistes na areia apenas um par de pegadas, foi exatamente aí que Eu te carreguei nos braços'."

Eu me arrepiei todo lendo esse texto...

Espero que a mensagem tenha tanto significado para vocês quanto tem pra mim.

Abraços a todos =D

PS: Ah, apesar do texto maravilhoso, não mudei de idéia e não vou votar no fulanim, hehe.




"Encare o sucesso como cavalheiro e o desastre como homem."
Lord Birkenhead

sábado, 28 de agosto de 2010

Jogos utilizados como 'prática' em aulas

Bom, quem estuda pedagogia já deve ter se deparado com assuntos como: "A utilização de jogos pode ajudar o aprendizado dos alunos?".
Eu acredito que é uma ótima experiência para os alunos aprender enquanto brincam. Na verdade, acho que vale não só para alunos, mas também para crianças em geral. Elas parecem interessar-se mais.


Em algumas escolas que eu conheço, os professores tentam trazer para a aula esse tipo de material, tanto para distração e fuga de rotina, como para realmente incitar o aprendizado dos alunos. Minha mãe mesmo chegou a preparar um "dominó de matemática" para jogar com os alunos dela. Em outra oportunidade ela levou para sala palavras cruzadas sobre o assunto da matéria de História (tipo as da coquetel).


Até mesmo universidades mundo afora estão adotando essa prática. Não que elas já não adotassem, mas dada a fama dos jogos e das universidades envolvidas, elas estão em alta na mídia ultimamente. Por exemplo, a Universidade da Flórida, EUA, que adotou o game "Starcraft II" da produtora Blizzard (que, diga-se de passagem, é dona de outros títulos superfamosos, como "World of Warcraft", "Diablo", é de propriedade da Vivendi, que inclusive é dona da super-aclamada GVT, olha que mundo pequeno =D).
O jogo de estratégia em tempo real é utilizado como complemento dos cursos que envolvem administração. Segue o link da matéria do G1 onde eu li sobre o assunto:


Enfim, postei esse texto aqui no blog pra ver se alguém tem algo a comentar sobre essas práticas em sala de aula. Se quiserem, deixem suas opiniões nos comentários.
É uma boa forma de expandir os horizontes =D.


Abraços \o/



Quando nada é certo, tudo é possível".
Margaret Drabble

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O que significam os símbolos no controle do Playstation?

Novamente do Gizmodo BR.
Eles contam num artigo qual foi a doida que deu no designer / engenheiro do controle do Playstation pra colocar aquelas figuras nos botões do console em vez das letrinhas tão tradicionais pelo resto do mundo.

O link pro texto vem a seguir:
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/o-que-significam-o-quadrado-o-x-o-circulo-e-o-triangulo-do-controle-do-playstation




Saru mo ki kara ochiru
Tradução: O Macaco também cai da árvore
Sentido: Mesmo um especialista pode vir a errar
Provérbio Japonês

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Inventei? Mas foi sem querer...

Olá de novo, povos e povas.

Acabei de ver um texto bem interessante do Gizmodo BR que conta a história de 10 coisas que usamos no nosso cotidiano e que foram descobertas por um acaso.

Por, exemplo: vocês sabiam que a super bonder (vulgo, cola-maluca =D) foi inventada com o propósito de servir em um revolucionário sistema de armas de precisão, mas nunca servir como cola?

O texto completo vocês encontram no link abaixo:

flwwwww



"Dai-nos uma visão clara, para que possamos saber onde nos posicionar e o que defender - porque, a menos que defendamos alguma coisa, vamos cair por nada"
Peter Marshall

Livro “Moodle para Autores e Tutores – Educação a Distância na Web 2.0″

Um texto que eu vi no br-linux.org sobre o lançamento de um livro da editora novatec, famosa pelos livros técnicos de excelente qualidade que publica, sobre o uso do AVA Moodle.
Acho que é bem interessante, principalmente pro pessoal de Pedagogia que tem uma queda por EaD =D

Reproduzo abaixo na íntegra:

Enviado por Editora Novatec (mariana·pratesΘnovatec·com·br):“O livro Moodle para Autores e Tutores – Educação a Distância na Web 2.0 amplia os conhecimentos técnicos e pedagógicos de profissionais que utilizam o MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) como ambiente virtual de aprendizagem em seus cursos, sejam estes a distância ou presenciais. Os leitores passarão a conhecer as formas de uso e potencialidades pedagógicas dos principais recursos, atividades e blocos a partir dos recursos oferecidos pela Web 2.0.A obra é baseada em práticas e experiências em diferentes ambientes educacionais que utilizam com sucesso as tecnologias de informação e comunicação digitais tanto para construção quanto para o gerenciamento e tutoria de cursos. Nesse contexto, este livro ultrapassa o conceito de manual, uma vez que permite ao leitor conhecer e decidir, à luz da web interativa, formas interessantes e criativas para compor suas salas e ambientes virtuais.

O conteúdo é estruturado em capítulos que mesclam teoria e prática. São apresentados alguns dos principais conceitos envolvidos no uso da tecnologia digital em educação para uma boa compreensão geral. O leitor terá acesso às técnicas de criação de cursos com o MOODLE e poderá explorar e conhecer sugestões de uso dos principais blocos, recursos e atividades do software. Por fim, o autor ensinará a compartilhar informações interessantes sobre recursos e atividades externas que, agregadas ao MOODLE, possibilitam excelentes contribuições.” [referência: novatec.com.br]


"Prudência! Quem mais corre mais tropeça."
- Ato II - Cena III: Frei Lourenço
Romeu e Julieta - William Shakespeare

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Deus e Ciência...

Dando início as atividades do blog, eu ví um video muito interessante sobre Deus e a Ciência, Esse vídeos faz parte de uma propaganda do Ministério da Educação da Macedônia para a inclusão de matérias sobre religião dentro das escolas.



muito "burrinho" o menino né? =D

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estreando!

Digam lá, povos e povas!

Esta é minha primeira postagem neste blog que criamos para reunir assuntos gerais de nosso interesse.
Criamos o blog a pedido do professor Rogério, como parte da nossa disciplina de Informática na Educação.

Não sei bem sobre o que vou falar aqui, até porque minha cabeça é um caos e nesse momento o universo ao meu redor também é =D. Mas podem esperar um pouco de tudo da minha parte.

Bom, sendo assim, até a minha primeira postagem de verdade \o/



"Frequentemente a prova da coragem não é morrer, mas viver".
Vittorio Alfieri

Avant-première

Olá a todos!!!
Temos como participantes desse blog meus queridos coleguinhas Arthur, Phablo e Guifa :-)
Quem faz enfermagem é enfermeiro, quem faz engenharia é engenheiro, quem faz computação é COMPUTEIRO \o/\o/\o/\õ/
Esse blog utilizaremos para postar assuntos de nosso interesse :-)

domingo, 1 de agosto de 2010

Show de luzes na Rússia

Oi galera!! \o/

Dando continuidade à sequência de postagens sobre tema nenhum (=D), queria compartilhar com vocês um vídeo de uma apresentação que foi feita na Rússia (se não me engano), onde eles fizeram uma sequência de efeitos de luz sobre um prédio em uma praça formando animações e tal. Vi esse vídeo no Insoonia.

É difícil de explicar. É mais fácil ver =D.